Translate this Page

ONLINE
2



Partilhe esta Página

 

 


FLAL e as Semeadoras da Literatura
FLAL e as Semeadoras da Literatura

FLAL e as Semeadoras da Literatura

 

O texto abaixo reúne palavras escritas em 2019, quando estávamos planejando a 6ª Edição do FLAL: Sementes do Amanhã, e de 2025, pela constatação de que somos Semeadoras da Literatura.

 

Em 2018, quando li o título sugerido para a próxima edição, logo pensei que as meninas da equipe estavam se referindo às crianças. Imaginei-as como sementes que estamos ensinando a brotar literatura.

 

Não era. Na verdade, para a amiga e escritora Ironi Jaeger, as sementes são as palavras que espalhamos, que escrevemos e que divulgamos. E ela nos ensina como semear...

 

Pensei muito no assunto e busquei lembranças do nosso trabalho junto aos autores, para formar a minha opinião sobre as Sementes do Amanhã. Por tudo que aprendi vivendo a literatura, fazendo livros, divulgando autores, auxiliando um e outro, ajudando-os a subirem na escada do sucesso, que é longa e íngreme, repleta de obstáculos, encontrei as sementes que plantei. Ou melhor, encontrei alguns frutos das sementes que plantei, assim como algumas que ainda estão brotando, outras crescendo a olhos vistos e canteiros recém semeados. E já somando 12 anos em 2025.

 

O FLAL tem caráter institucional. Existe para estabelecer uma imagem favorável dos nossos autores, divulgando-os e as suas obras, quase sempre independentes. O trabalho voluntário da equipe é por amor e respeito à literatura. Somos semeadoras. E nos orgulhamos do nosso trabalho, de nossa dedicação e determinação em acompanhar o crescimento dos autores que participam do nosso festival. O FLAL é de todos nós autores, de prosa e poesia.

 

São muitas as sementes na minha cesta... Todos os dias dedico algum tempo plantando uma ou duas. Se não estou semeando, com certeza estou colhendo um fruto maduro. Às vezes, até flores brotam no meu jardim... seguindo o exemplo do dente-de-leão, que do fruto brotam as sementes que se espalham pela ação do vento. Que bom seria se pudéssemos espalhar livros através da ação do vento, para leitores ávidos por contos, crônicas, poesias e romances.

 

Nós somos o FLAL. Somos Ironi e Nell e antes das nossas personagens saírem por aí, entretendo leitores, há muito por fazer para melhorar, um pouco que seja, a realidade literária dos autores independentes. Nossa missão é divulgar o talento e a criatividade literária dos nossos escritores. Os livros desses autores precisam ir em busca dos leitores. Ensinando-lhes a apreciar a leitura, mostrando-lhes o crescimento na condição humana e social, ao adquirir conhecimento, para que no futuro seus filhos sejam leitores e saibam onde encontrar os livros, ampliando o aprendizado e mudando suas vidas.

 

A Filosofia estuda o conhecimento como a capacidade humana de compreender a realidade, buscando a verdade e o porquê das coisas, diferenciando-o de simples opiniões por seu caráter racional, crítico e reflexivo. E é isso que queremos com a leitura, que as pessoas carentes de conhecimento, encontrem uma forma de entender o mundo e o ser humano, questionando o óbvio e desenvolvendo o pensamento crítico, pelo menos no seu entorno.

 

    Nell Morato by

   

 

NOTA:  Texto foi publicado na Revista Divulga Escritor edição nº 63, na página 18.